História Do Amendoim

Amendoim


Origem e expansão

O amendoim (em tupi, “Mani”, que significa enterrado) é um alimento popular em todas as regiões do Brasil, e pode ser consumido tanto doce como salgado. A semente faz parte da cultura brasileira, e é ingrediente principal de muitas receitas tradicionais, como paçoca, pé-de-moleque, bolos e até sorvetes. Embora sua origem não seja certa, há relatos de que o amendoim tenha surgido na América do Sul, aproximadamente entre 3.800 a.C. e 2.900 a.C., no leste dos Andes, onde era muito utilizada pelos indígenas.

Para o mundo

Sua difusão para o mundo se deu no século 16, quando os espanhóis chegaram à América. Liderados por Cristóvão Colombo, os colonizadores se encarregaram de levar a novidade para Europa, Ásia e África. Nos E.U.A. as primeiras colheitas comerciais apareceram em 1818, na cidade de Wilmington, na Carolina do Norte.

Durante a depressão econômica nos Estados Unidos (1930), as autoridades americanas estimularam o desenvolvimento de produtos que propiciassem suplemento alimentar altamente proteico à população, principalmente às crianças. Um desses produtos foi uma manteiga feita de amendoim (peanut butter). O sucesso foi tão estrondoso que a manteiga de amendoim acabou se tornando hábito nacional, inclusive em substituição à manteiga tradicional, no café da manhã.

Amendoim no Brasil

O estado de São Paulo é responsável por 80% da produção nacional. Em 2010, o Brasil exportou 54 mil toneladas da semente, o equivalente a 22% de sua produção. O restante é utilizado no mercado interno e sua destinação concentra-se na área de confeitos, salgadinhos e doces. A paçoca e o pé-de-moleque, ambos preparados à base de amendoim, são verdadeiros ícones da cultura popular, com grande aceitação de norte a sul do país.

A paçoca, palavra de origem tupi que significa esmigalhar, surgiu no período colonial do Brasil, mas os povos indígenas já faziam misturas com a farinha de mandioca antes da chegada dos portugueses. Os ingredientes são amendoim, farinha de mandioca, açúcar e sal. O potencial alimentar do amendoim permite outros empregos na culinária, especialmente devido à sua característica agradável de sabor.

Fonte: http://goo.gl/xGbt3p