News

Categorias


11 Nov Institucional

Foco nas pessoas

Destaque no mercado brasileiro e líder na produção e comercialização de produtos a base de amendoim, a Santa Helena comemora a classificação entre as melhores empresas para se trabalhar.

Em um ano marcado pelo reposicionamento da marca, aumento de portfólio e melhorias na estrutura e nas práticas de gestão de pessoas, a Santa Helena conquistou, graças ao reconhecimento dos seus mais de 1.400 colaboradores, duas importantes classificações: ela integra a lista das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, elaborada pela revista Você S/A, e também o ranking do Great Place to Work, que elencou as 20 melhores empresas para se trabalhar de Ribeirão Preto, Araraquara e região.

Por isso, a poucos meses de completar 75 anos de história, o que acontecerá em abril de 2017, a empresa tem vários motivos para celebrar. Afinal, no Brasil, manter um negócio em funcionamento por mais de sete décadas, passando pelo comando de três gerações, já é um feito importante, ainda mais quando essa longevidade vem alicerçada por um posto de destaque no mercado e também por uma competente gestão de pessoas.

De acordo o diretor administrativo-financeiro, Carlos Alberto, a empresa trabalha fortemente na disseminação de sua cultura organizacional para todos os seus colaboradores. “Faz parte da visão da companhia ser um dos melhores lugares para se trabalhar. Todas as práticas de gestão de pessoas implementadas são respaldadas por princípios como transparência, liderança e relacionamento interpessoal”, destaca.

Para assegurar a comunicação clara e transparente em todos os níveis, conta com programas internos que não só valorizam a importância e contribuição de cada colaborador como também garantem o engajamento com as estratégias da companhia, o diálogo direto e o debate sobre as oportunidades de melhoria relativas ao clima organizacional “Estas ações facilitam resolver mais rapidamente as demandas relatadas pelos próprios colaboradores", diz o diretor de operações, Renato Feliz.

A Santa Helena também possui um programa de qualidade de vida composto por quatro pilares: físico, emocional, social e financeiro. Faz parte do programa, por exemplo, palestras de educação financeira, curso de gestantes extensivo aos pais, prática de atividades físicas coordenadas por um educador, grupo de voluntariado, coral, entre outras ações.

Outros investimentos importantes são em programas que asseguram o desenvolvimento de lideranças e o planejamento da carreira dos colaboradores. “É importante que todas as lideranças estejam engajadas e alinhadas com as práticas de Gestão de Pessoas para que forneçam a todos os colaboradores as mesmas oportunidades de desenvolvimento profissional”, afirma a gerente de Recursos Humanos, Elaine Ribeiro.

Além disso, a empresa oferece diversos benefícios, como convênios médico e odontológico, previdência privada, vale-alimentação, refeição no local e estacionamento para os colaboradores.

Crescimento e inovação

A Santa Helena é reconhecida no País como uma das maiores empresas especializadas em produtos derivados do amendoim. Possui um portfólio rico em delícias e linhas tradicionais, como Paçoquita, Mendorato e Crokíssimo, campeões de vendas, e muitos outros produtos em diferentes categorias, como a linha Zero.

Em razão de todo o cuidado com o amendoim, foi uma das primeiras empresas a obter o selo Pró-Amendoim, da Abicab (Associação Brasileira das Indústrias de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), que atesta a boa procedência, o excelente armazenamento e a qualidade de todos os produtos fabricados pela empresa. “A presença do selo nas embalagens dos produtos é mais uma garantia aos consumidores da qualidade da marca, conquistada em sete décadas de história”, frisa o diretor comercial da empresa, Luís Bertella.

A empresa tem investido em infraestrutura, com a ampliação de seu mix de produtos e aposta na inovação como um de seus principais pilares de crescimento, focando os benefícios e a saudabilidade do amendoim. Seus produtos são exportados para os mais exigentes mercados de diferentes países da América Latina e do Norte, Europa e Ásia.

O presidente Renato Fechino destaca que para acompanhar as transformações e continuar trilhando seu caminho de crescimento, a companhia investiu no reposicionamento da marca, com uma logomarca que traz cores mais vibrantes, tornando a identidade visual mais humana e inovadora. “Sabemos que para ser ‘o melhor do amendoim’ um ponto importante é garantir o engajamento dos colaboradores e reforçar a nossa crença de que ‘o melhor da Santa Helena são as pessoas’”.