Nossa História

Institucional


A Santa Helena é a maior indústria do segmento de doces e confeitos à base de amendoim do Brasil. Com mais de 70 anos de história, está sediada em Ribeirão Preto, São Paulo, e sua liderança de mercado se deve ao máximo zelo com a matéria-prima utilizada em sua produção. Confira alguns marcos históricos desta história de sucesso.


José Marques Teles realiza um sonho

1942

A Santa Helena foi fundada em Ribeirão Preto por José Marques Telles em março de 1942 em uma estrutura familiar, auxiliado por três de seus filhos. Com poucos equipamentos iniciou a produção de doces para venda ambulante, que era direcionada a pequenos estabelecimentos da cidade. Em pouco tempo houve aumento das vendas e da produção e foi contratado o primeiro funcionário, além da aquisição de outros equipamentos para auxílio nas atividades.

A 1ª instalação industrial própria é construí

1958-1960

No ano de 1958, já sem condições de trabalhar em função da idade, José Marques Telles negociou a venda da empresa à seu genro, Paschoal Fechino que deu continuidade à produção e venda dos produtos. Em 1960 há a mudança de todas as instalações para a Rua Goiás em espaço ampliado.

1977

Com o passar do tempo a Santa Helena foi ganhando estrutura e o número de máquinas e funcionários foi aumentando. Em 1977 a fábrica passou a ser administrada por dois dos filhos de Paschoal Fechino.

Nasce a PAÇOQUITA, e o novo prédio na rua Par

1982

Em 1982 há a segunda grande mudança da planta industrial da Santa Helena em função do crescimento da empresa. Já com escassez de espaço para ampliação na Rua Goiás, os administradores constroem no parque industrial da cidade as novas instalações da empresa. Em outubro daquele ano é inaugurada a nova fábrica já com foco quase que exclusivo em produtos à base de amendoim.

-

1986

No ano de 1986 é lançada a Paçoquita, que viria a se tornar a grande marca de produtos da Santa Helena. Com o objetivo de se diferenciar pela alta qualidade em relação aos produtos do seu segmento na época, a Paçoquita logo agradou o consumidor brasileiro, se tornando ícone de tradição e brasilidade.

Neste momento fica difícil pensar em paçoca e

1990

Outra grande referência de produto da Santa Helena no mercado, nasce em 1990, o Mendorato – O Amendoim Japonês Dourado. Em poucos anos conquista a liderança de mercado e é reconhecido pela sua qualidade diferenciada.

Renato Fechino e Eunice Fechino assumem a adm

1997

A partir desse ano a empresa passou a ser administrada por um dos filhos de Paschoal Fechino e sua esposa. Com o objetivo de conquista de novos mercados e expansão, a Santa Helena inicia exportações para mercados como Japão e América Central.

Inauguração da nova Unidade de Beneficiamento

1999

Inauguração da nova Unidade de Beneficiamento de Amendoim em Dumont, com área construída de 6.500m², considerada uma das maiores unidades de beneficiamento de amendoim da América Latina.

-

2001

Em 2001 a Santa Helena reinaugura sua unidade de beneficiamento de amendoim na cidade de Dumont, com investimentos importantes para garantia da qualidade e procedência da sua principal matéria prima. No mesmo ano é criado o selo Pró-Amendoim da ABICAB com o apoio da Santa Helena, que garante a procedência da matéria prima e atesta os bons processos de fabricação das indústrias de produtos à base de amendoim.

-

2007

Em 2007 realizou o lançamento de importantes produtos que se tornaram referência no seu portfólio atual, como o Amendoim Crocante Crokíssimo e a Paçoquita Diet, vislumbrando mercados e seguindo tendências de consumo mundiais.

-

2011

Em 2011 a Santa Helena institui seu conselho de administração e a governança corporativa como modelo de gestão. Lançamento da 1ª bala mastigável diet do Brasil.

Com modernas instalações, é inaugurada a fábr

2012

No ano em que completa 70 anos de atuação a Santa Helena realiza o maior investimento já feito, e dá o seu maior passo na renovação do parque industrial, com a inauguração da nova planta industrial destinada à produção de toda a sua linha de snacks salgados. O novo prédio possui 26m de altura, alta capacidade e processo vertical de produção, equipamentos de última geração e consolida a Santa Helena como a maior indústria de produtos de amendoim da América Latina.

Hoje

A Santa Helena cresceu muito desde a sua fundação. Esse crescimento só foi alcançado pelo esforço e dedicação dos seus colaboradores, qualidade dos seus produtos e visão de futuro dos seus acionistas.

Institucional / Nossa História