Você tem dúvidas relativas aos produtos da Santa Helena? Veja abaixo alguns dos principais questionamentos feitos por consumidores e suas respostas. Nossa intenção é trazer agilidade e rapidez em nossa relação com você, consumidor.
É uma palavra de origem inglesa, cujo significado é “chamar de volta”. O Código de Defesa do Consumidor utiliza o termo para indicar procedimento a ser adotado por fornecedores, para alertar o consumidor acerca de problemas encontrados em produtos ou serviços já colocados no mercado.
Não. A doença celíaca é uma doença autoimune inflamatória do intestino delgado que se manifesta em indivíduos susceptíveis geneticamente em decorrência da ingestão de glúten, uma fração proteica encontrada no trigo, centeio, cevada e aveia.
Acredita-se que indivíduos com doença celíaca possam tolerar pequenas quantidades de glúten na alimentação (10 mg/dia) sem efeitos clínicos objetivos. No caso de indivíduos com alergia alimentar ao trigo, quantidades bem inferiores de glúten podem ser suficientes para desencadear reações adversas. Além disso, o glúten não é a única proteína presente no trigo que pode causar alergia alimentar.
O produto deve ser conservado em temperatura ambiente, para preservar a característica de pasta. Recomendamos não colocar na geladeira.
Não, o amendoim é um alergênico assim como crustáceos, ovos, peixes, soja, leite de todos os mamíferos, amêndoa, avelã, castanha de caju, castanha do Pará, macadâmia, nozes, pistaches, pinoli, castanhas, entre outros.
Sim, os produtos com indicação “Contém Glúten” encontram-se próprios para o consumo por pessoas que não possuem doença celíaca, intolerância ao glúten ou alergia ao trigo.
A contaminação cruzada diz respeito aos casos em que o produto não tem adição intencional de determinado alimento alergênico ou seus derivados, mas pode apresentar traços desse alimento como consequência da presença incidental durante alguma etapa da sua fabricação, desde a produção primária até a embalagem e comércio.
É uma proteína composta pela mistura das proteínas gliadina e glutenina, que se encontram naturalmente na semente de muitos cereais, como trigo, cevada, centeio e aveia. Para algumas pessoas, a ingestão de glúten provoca danos na parede do intestino delgado, acarretando prejuízos para a saúde.
Qualquer proteína, incluindo proteínas modificadas e frações proteicas, derivada dos principais alimentos que causam alergias alimentares.
São reações adversas reprodutíveis mediadas por mecanismos imunológicos específicos que ocorrem em indivíduos sensíveis após o consumo de determinado alimento.
Sim todos os demais produtos da Santa Helena não mencionados, bem como os demais lotes dos produtos não declarados acima encontram-se em conformidade com todas as legislações brasileiras e, portanto, podem continuar sendo vendidos e consumidos normalmente.
Sim. Os rótulos dos produtos que já declaravam a presença intencional ou a contaminação cruzada com alimentos alergênicos, de forma voluntária, devem sofrer as modificações necessárias para garantir que as declarações veiculadas atendam as regras estabelecidas na RDC n. 26/2015.
A ANVISA decidiu regulamentar o tema para garantir que os consumidores tenham acesso a informações corretas, compreensíveis e visíveis sobre a presença dos principais alimentos que causam alergias alimentares na rotulagem dos alimentos embalados.
Durante o processo de troca de embalagens para adequação à nova legislação de Alergênicos, foi detectada uma rotulagem indevida que pode gerar dúvidas.
No processo de adequação à nova legislação ANVISA RDC 26 de 02/07/2015, que determina a declaração de alergênicos levando em consideração a possibilidade de mistura de outros ingredientes que contenham Glúten em toda cadeia produtiva,houve a necessidade de alterar a rotulagem de alguns produtos de “Não contém Glúten” para “Contém Glúten”.
A Pasta Integral Santa Helena First é obtida pelo processo de moagem do amendoim. Como aproximadamente 49% do amendoim é composto de óleo, essa moagem “transforma” o grão em pasta. O óleo visível na embalagem é uma separação totalmente natural. Basta misturar o conteúdo que a First volta à consistência normal, prontinha para você saboreá-la.
SAC – sac@santahelena.com ou 0800 727 3008 (exclusivo para consumidores)
A Paçoquita cremosa possui como ingredientes amendoim torrado sem pele, açúcar, gordura vegetal fracionada, óleo de amendoim e sal. Contém Glúten.
A Paçoquita é composta por amendoim, açúcar e sal. Possui linha exclusiva de fabricação e embalagem, logo não possui leite ou traços do mesmo.
Os requisitos para a rotulagem obrigatória dos principais alimentos que causam alergias alimentares foram estabelecidos pela RDC n. 26/2015, que foi publicada no Diário Oficial da União n. 125, de 03/07/2015.
Pessoas com doença celíaca, intolerância ao glúten ou alergia ao trigo.
Solicitamos que entre em contato com o SAC de segunda à sexta, das 8h as 18h, pelo email sac@santahelena.com ou 0800 727 3008.
- Grelhaditos
- Amindu's
- Crokatto
- Doces Tradicionais
- Balas
- Pasta Integral de Amendoim First
- Paçoquita tradicional
- Paçoquita cremosa
- Paçoquita
- Troféu (contém óleo de soja)
- Crokíssimo - Grelhadito’s
- Pé de Moleque Crocante
- Balas (contém lecitina e gordura vegetal)
Obs. Troféu queijo contém traços de leite.