O sucesso de uma empresa pode ser definido em dois pilares: a qualidade de seus produtos e a satisfação de seus colaboradores. A Santa Helena Indústria de Alimentos acredita nesta premissa e vem construindo ao longo de 74 anos uma trajetória de evolução e crescimento. Uma demonstração de que a empresa está no caminho certo chega agora com a classificação na lista das 150 Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil, elaborada pela revista Você S/A.
Segundo Elaine Ribeiro, gerente de Recursos Humanos da Santa Helena, a premiação significa que as iniciativas corporativas estão sendo percebidas e reconhecidas. “O propósito de ser um excelente lugar para se trabalhar surgiu em 2012, quando estabelecemos e disseminamos internamente a visão da empresa. Desde então, envolvemos as lideranças em um trabalho constante e consistente para gerar relações cada vez mais transparentes com suas equipes”, relembra.
A Santa Helena também tem ampliado os instrumentos e canais internos para ouvir sugestões, reivindicações e elogios, entre eles, o Código de Conduta e programas como Café com o Presidente, Canal Aberto e Aproximação. Além disso, no Programa Fortalecer Relações, os participantes têm a tarefa de envolver os colaboradores de suas áreas para reunir relatos, pontos de vista e sentimentos em relação ao que se passa no ambiente de trabalho para, juntos, traçarem e implementarem ações de melhoria. “É notório que, com isso, estamos aumentando o índice de satisfação dos colaboradores com a empresa”, afirma Elaine Ribeiro.
Esta é a primeira vez que a Santa Helena figura no ranking das Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil, sendo classificada na categoria de Bens de Consumo – Alimento e Bebidas. Entre os itens mais valorizados pelos colaboradores na pesquisa estão “a entrega aos clientes daquilo que promete com alta qualidade”, com a nota 93,9; e “o interesse pelo destino da empresa”, com a nota 93,8.
Entre os pontos destacados pela revista Você S/A estão o curso de libras oferecido para colaboradores, que visa a integrar os deficientes auditivos; estruturação do plano de carreira pelo Programa Crescer Juntos; definição das competências organizacionais que devem nortear o comportamento da liderança; criação de uma média gerência como forma de reconhecer e reter os jovens talentos e o programa de previdência privada, que é um diferencial, assim como outros benefícios oferecidos, entre eles, convênios médico e odontológico, vale-alimentação e restaurante no local de trabalho.
Santa Helena
Há 74 anos no mercado, a Santa Helena é reconhecida no país como a maior empresa especializada em produtos derivados do amendoim. Possui um portfólio rico em delícias e linhas tradicionais, como Paçoquita e Mendorato (amendoim japonês dourado), campeões de vendas, e muitos outros produtos em diferentes categorias, como as linhas Troféu e Zero.
A empresa tem ampliado cada vez mais seu mix de produtos e aposta nos benefícios e na saudabilidade do amendoim para crescer ainda mais. Seus produtos são exportados para os mais exigentes mercados de diferentes países da América Latina e do Norte, Europa e Ásia.
Pela dedicação e investimentos, a Santa Helena foi uma das primeiras empresas de seu setor a obter o selo Pró-Amendoim, da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), que atesta a boa procedência, o excelente armazenamento e a qualidade de todos os produtos fabricados pela empresa.
Com cerca de 1.400 colaboradores, o grupo Santa Helena é composto pelo complexo industrial de Ribeirão Preto e pela Terra Nuts, beneficiadora de amendoim, localizada na cidade de Dumont, ambas no interior paulista.