Com o selo Pró-Amendoim, concedido em 2001 pela ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados e auditado pela renomada empresa alemã DNV, a Santa Helena faz a diferença no mercado na hora de garantir produtos saudáveis, de procedência e com qualidade indiscutível.
Para você ter uma ideia dos cuidados empregados pela Santa Helena em toda a sua cadeia de produção, o número de análises realizadas no amendoim, a principal matéria-prima dos produtos comercializados, é superior às exigências da legislação vigente e normas da ANVISA, tudo para que os índices de qualidade avaliados e estabelecidos sejam seguidos e respeitados.
Com 75 anos de conhecimento e experiência, a Santa Helena, além de manter um laboratório de análises próprio, investe constantemente na qualificação de seus colaboradores, em matéria-prima rigorosamente selecionada, controle total da cadeia produtiva e em tecnologias cada vez mais avançadas para o seu processo de produção.
Conheça os 5 principais passos que envolvem a produção inicial dos alimentos da Santa Helena.
1 – Seleção
O primeiro passo é a seleção dos melhores produtores e sementes.
2 – Secagem
Após a seleção, os amendoins passam por uma triagem, onde é verificado o teor de umidade presente na amostra sem que seja retirada a casca. Caso o índice ultrapasse 9%, os grãos passam por um processo de secagem. São 172 secadoras de última geração com capacidade média de secagem de 1.750 toneladas de amendoim por dia.
3 – Pré-limpeza
Com os amendoins secos, é realizada uma pré-limpeza para a retirada das impurezas do campo.
4 – Armazenagem
Finalizada a secagem e a pré-limpeza, o amendoim vai para dois galpões com capacidade média de 30 mil toneladas cada, onde é armazenado em sua própria casca, que serve como uma proteção extra para os grãos. Na armazenagem, o chão, as paredes e os telhados são totalmente isolados de umidade e com temperatura controlada, mantendo a integridade e a qualidade do amendoim.
5 – Análises técnicas
Por último, mas não menos importante, antes do amendoim ser enviado para a indústria e se transformar finalmente nos produtos que você já conhece, são realizadas as análises técnicas para detectar possíveis toxinas, como a Aflatoxina.
Todos esses cuidados, presentes desde o plantio até a produção final, garantem a tranquilidade de levar para dentro de sua casa e para a mesa da sua família produtos de confiança, sendo considerados:
saudáveis, pois são bem produzidos e ainda possuem as chamadas gorduras boas.
naturais, sendo menos industrializados.
saborosos, agradando aos consumidores mais exigentes.