Com o objetivo de oferecer acesso à cultura aos estudantes da rede pública de ensino, a Santa Helena iniciou em Agosto desse ano o projeto de Cinemateca na Escola. As primeiras beneficiadas foram as escolas públicas da Fundação Educandário Coronel Quito Junqueira, onde estudam 550 alunos e a EMEI Marlene Jorge dos Reis, com 600 alunos, que receberam o arquivo cinematográfico Estilo & Vida.
No total, serão mais de mil crianças serão beneficiadas nas escolas que se concentram nos bairros Campos Elíseos e Ipiranga, em Ribeirão Preto (SP). Através de equipamentos audiovisuais, como livros, projetor, caixas de som e vídeos, os alunos terão acesso e de qualidade à cultura. A ação também irá proporcionar a população obras cinematográficas nacionais e internacionais.
Segundo a assistente social da Santa Helena, Cláudia Barbosa, a iniciativa é um instrumento nas ações culturais e pedagógicas. “Temos como princípio investir em projetos socioambientais que estreitem nosso relacionamento com a comunidade e ampliem o acesso de todos à informação”, afirma. A utilização das cinematecas também é direcionada ao público em geral. A ideia é atender à demanda das comunidades locais por equipamentos audiovisuais, tornando-se um instrumento auxiliar nas ações culturais e pedagógicas.
A Santa Helena se preocupa com questões sociais e defende uma maior interação entre as empresas e a sociedade. É por isso que mantemos estes projetos que visam melhorar cada vez mais a vida de jovens e crianças de Ribeirão Preto e região.